title2

Programa de sensibilização e capacitação dos jovens para o valor estratégico da agricultura, do mundo rural, do ambiente e do desenvolvimento sustentável.

 

Conceito

Desenvolver uma estratégia nacional e um programa de ações, a três anos, tendo em vista a sensibilização e a capacitação dos jovens portugueses para a importância estratégica da agricultura, do mundo rural e do desenvolvimento sustentável para Portugal.
Procurar-se-á, dessa forma, reaproximar uma nova geração de portugueses – os jovens dos 1º, 2º e 3º ciclos de escolaridade e do ensino secundário, bem como as suas famílias – destas áreas, de modo a desenvolver a consciência cívica da necessidade do País em apostar nestes domínios e despertar novas vocações profissionais para as carreiras no sector.

 

Objetivos

A presente iniciativa tem como objetivos

› Sensibilizar os jovens, prioritariamente entre os 6 e os 18 anos, para a importância estratégica da agricultura, do mundo rural, do ambiente e do desenvolvimento sustentável, para que, enquanto cidadãos, desenvolvam uma consciência cívica da relevância destes sectores e venham a apoiá-la ao longo da sua vida.

› Capacitar um número crescente de jovens para que venham a optar por carreiras profissionais na área da agricultura e conexas, fornecendo-lhes informação adequada sobre as potencialidades do setor, as necessidades de mão-de--obra e as características da oferta formativa, assim promovendo o espírito empreendedor a aplicar a estas áreas. De igual forma, desenvolver um trabalho paralelo com as famílias e os psicólogos de orientação profissional.

› Desenvolver uma estratégia de comunicação adequada e eficaz, nomeadamente ao nível das instituições de ensino superior e profissional do setor, tendo em vista a captação de mais jovens para a oferta formativa disponível. Simultaneamente, adaptar essa oferta formativa, não só às necessidades do sector, como também à cultura juvenil contemporânea e aos modelos pedagógicos mais modernos.

› Aproveitar a capacidade instalada e conhecimento adquirido ao longo de 23 anos pela Forum Estudante na comunicação com jovens estudantes, de forma a concretizar estes objetivos.

 

Público-Alvo

1. O público-alvo prioritário desta iniciativa é constituído pelos jovens dos 6 aos 18 anos, integrados nos 1º, 2º e 3º ciclos de escolaridade e no ensino secundário, o que corresponde, atualmente, a cerca 1.491.970 jovens.

CicloNúmero de alunos
1º ciclo 440 378
2º ciclo 252 667
3º ciclo 400 478
Ensino secundário 398 447
Total 1 491 970

 

2. Associações de pais e associações de famílias, para que possam ser sensibilizadas para os objetivos deste programa.

3. Psicólogos escolares e profissionais com responsabilidade na orientação profissional de jovens estudantes.

4. Decisores, docentes e técnicos das instituições de ensino superior e ensino profissional que operam neste setor, num universo de 31 instituições identificadas que necessitam de comunicar com jovens estudantes.

 

Parcerias

Promotores

  • Confederação dos Agricultores de Portugal
  • Forum Estudante

Parceiros

  • Instituições de ensino superior, com oferta formativa de ciências agrárias e congéneres
  • Instituições de ensino profissional agrícola

 

Território

O Programa “(Re)descobrir a terra” é de âmbito nacional, incluindo as regiões autónomas.

 

Ações

O programa Redescobrir a terra prevê o desenvolvimento de um programa de ações com o objetivo de sensibilizar e capacitar os jovens para importância estratégia do sector agrícola.

As seguintes 4 ações pretendem envolver diretamente a comunidade estudantil nomeadamente alunos e professores:

acoes

Adicionalmente, o programa contempla o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação tendo sido concebidas, com esse propósito, as seguintes ações adicionais:

 

  • Atualização da imagem da agricultura nos manuais escolares

Conceito: Diálogo com as editoras de livros escolares para modernização da imagem / iconografia e dos conteúdos em texto referentes à agricultura, mundo rural e sustentabilidade, reforçando a sua dimensão tecnológica atual e a forte componente de empreendedorismo (jovens agricultores).
Público-alvo: Professores.

 

  • Presença na Futurália e na Qualifca

Stand Forum Estudante: Dinamização de um programa de iniciativas no stand da Forum na Futurália e Qualifica, em associação com as instituições de ensino agrícola associadas.
Público-alvo: estudantes 9º ao 12º ano

 

  • Presença nos meios Forum Estudante

Publicação nos suportes comunicacionais da Forum Estudante (revista, site e facebook) de conteúdos, vídeos e outros materiais disponibilizados pelos parceiros da iniciativa, por exemplo: oferta formativa, saídas profissionais, casos de sucesso na Agricultura, Ambiente e Mundo Rural etc.
Público-alvo: 3º ciclo e Secundário

 

Fundamentos

Esta iniciativa é relevante e oportuna porque:

  • Os jovens têm uma imagem antiquada e desajustada da agricultura e do mundo rural. Desconhecem, no geral, as suas características atuais, a modernização tecnológica que sofreu e o seu potencial produtivo.
  • As novas gerações são sensíveis a valores como a qualidade de vida, a relação com o meio ambiente, a aventura e a descoberta de novos horizontes que a vida no mundo rural pode proporcionar.
  • Existem potencialidades do território nacional para a produção agrícola, agrofl orestal e atividades conexas que devem ser exploradas. Por outro lado, há a necessidade de combater a desertificação humana que o mundo rural está a sofrer.
  • Os jovens não têm noção da importância estratégica da produção agrícola, nomeadamente agroalimentar, nem da sua relevância para a autonomia e sustentabilidade do País.
  • Os profissionais do setor, relativamente à média europeia, são mais velhos e menos qualificados.

Nessa medida, torna-se necessário promover iniciativas que permitam rejuvenescer e requalificar os grupos profissionais destes setores.

 

title

Ciclo